A ressonância magnética é um exame que obtém imagens dos órgãos em alta definição, através da utilização do campo magnético. É capaz de captar as imagens em qualquer plano: axial (horizontal), sagital (observa imagens de forma simétrica do lado direito e esquerdo) ou coronal (divide o corpo em partes, anterior e posterior), sem o paciente precisar se mover.

Estes exames de imagens tem se mostrado bastante eficazes no diagnóstico da endometriose, também pode-se avaliar os ovários, útero e lesões que possam estar presentes na pelve. 



Como o exame é realizado? E quanto tempo dura?

Durante o procedimento a paciente fica deitada, imóvel durante todo o exame. O exame pode durar de 20 a 30 minutos. Não causa dores, mais pode ser desconfortável, pois a paciente fica muito tempo imóvel.
Pode ser feito em qualquer dia do ciclo, ate porque as lesões de endometriose são crônicas em qualquer período do ciclo. Porém, é bom evitar o período menstrual, por conta das cólicas e dores.
O exame pode ser realizado sem problemas em pacientes virgens.



Do que se trata o protocolo de  endometriose para este exame?

Para a pesquisa da endometriose, deve-se seguir um protocolo de procedimentos, que consiste em realizar um prévio preparo intestinal e o uso de gel vaginal, que é colocado minutos antes do exame. Pode também ser utilizado o contraste.
A recomendação para o  preparo intestinal segue porque quando o intestino não está limpo, os gases e conteúdos fecais, podem atrapalhar nas imagens.  A utilização do gel vaginal serve para facilitar a visualização da vagina.



Como foi a minha experiência do fazer o exame?

Fiz o exame no 5º do ciclo, estava apenas com uma borrinha, tirei toda a minha roupa e coloquei a roupa da clinica, tirei relógio, brincos e aliança, ela me mandou  esvaziar a bexiga e injetar 2 seringas com gel na vagina minutos antes do exame.
Não senti incomodo nenhum quanto a realização do exame, só é chato pois tem que ficar imóvel por um longo tempo. O exame durou uns 20 minutos, não senti dor alguma, o meu foi realizado com a utilização de contraste.



Vídeo de como é feito o exame:


   

Fonte:
Eu tenho endometriose  


 


19 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ainda irei fazer o meu exame indicado pelo médico( ressonância e videolaparoscopia). Estou ansiosa, pois o exame de sangue que fiz não foi detectado nadinha. Tenho quase certeza que na ressonâcia irei descobrir a causa da infertilidade.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tenho endometriose profunda e descobri há 2 anos e meio, qdo tentava engravidar e nada ...Mas na fe, hoje tenho o meu príncipe Mateus com um ano e 4 meses
    Minha filhota tem 13 anos
    Ouvi muitos relatos de mulheres q não Engravidam devido ao problema e sei que após o tratamento há uma possibilidade de infertilidade .Na época fiquei muito triste e resolvi estudar P ocupar a mente, entao gerei o meu lindo baby.
    Não percam a esperança ,pois os médicos dos médicos é quem sabe de tudo!
    Boa sorte as futuras mamaes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) É sempre muito bom compartilhar duvidas e ler comentários que desafiam a ciência !

      Excluir
  5. Fiz ressonância da pelve com contraste usando gel vaginal p esclarecer nódulo exame e rápido a todas as mulheres que precisam fazer exame façam não tenham medo pensem p Deus nada e impossível creiam tudo diagnosticado no começo tem cura

    ResponderExcluir
  6. Tenho que fazer este exame, pois também tenho endometriose, mas não vou autorizar o contraste pois tenho muito medo.

    ResponderExcluir
  7. Tenho que fazer este exame, pois também tenho endometriose, mas não vou autorizar o contraste pois tenho muito medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou fazer o exame amanhã porque você tem medo do contraste e pode não autorizar? to com medo! me ajudem...

      Excluir
    2. Oi! Pois o contraste pode causar reações alérgicas em quem o toma. Sempre é bom passar com um alergologista bem antes do exame de ressonância e tomografia, visto que ambos às vezes se faz necessária a admnistração de contraste (bário, iodo, gadolínio etc.) abraços!

      Excluir
    3. Boa tarde já fizemos exames de ressonancia com contraste e não senti absolutamente nada.Não tem reação nenhuma, só o que incomoda é que a aplicação é na veia e precisa colocar um acesso na veia.mas é muito tranquilo. Não sintam medo.bjs meninas

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. olha,não tenha medo do contraste,fiz o exame hoje e não tive nenhum problema.
      procure saber se o tipo de contraste aplicado não conterá iodo,pois o meu não continha e não tive nenhuma espécie de reação.

      Excluir
  8. Eu fiz o exame por 2 vezes para regiões diferentes, pescoço e pelve, ambos usei contraste e correu td bem, caso tenha reação alérgica é super contornável, mas é raro, é um exame muito preciso é importante, não tenham medo.

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz o exame por 2 vezes para regiões diferentes, pescoço e pelve, ambos usei contraste e correu td bem, caso tenha reação alérgica é super contornável, mas é raro, é um exame muito preciso é importante, não tenham medo.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. pode fazer no final da mestruação esse exame?

    ResponderExcluir