O que é endometrioma?


O endometrioma é um tipo de cisto no ovário, também é conhecido como cisto de chocolate, mais frequente nas mulheres com endometriose.


O endometrioma de ovário é consequência da endometriose no ovário, ele se forma por meio das células da parede do útero que se soltam e se prendem nos ovários. Estes cistos respondem ao estimulo hormonal do ciclo menstrual e crescem produzindo vários pequenos cistos que podem ocupar e ate mesmo substituir o tecido ovariano!

Estes endometriomas são preenchidos por um líquido semelhante a chocolate derretido. Caso esse cisto se rompa, o líquido pode se espalhar pelo órgãos da pelve e pode causar aderências neles e fortes dores.

Ele não interfere na qualidade dos óvulos, porém pode atrapalhar no desenvolvimento folicular e na ovulação.



Quais os sintomas da doença?

* Dor pélvica
* Cólicas fortes no período menstrual
* Dor durante as relação sexual
* Infertilidade



Como é feito o diagnostico?

* Pode ser feito por exame físico
* Exame de sangue: O CA125 pode ser feito para diagnostico de câncer nos ovários, da endometriose e também do endometrioma.
* Exames por imagem: Pode ser diagnosticado através da ultrassom pélvica e também por meio de uma ressonância magnética da pelve.



Como é feito o tratamento?

O tratamento do endometrioma depende da gravidade dos sintomas e do tamanho do cisto. Ele pode ser feito com o uso de remédios hormonais ( uso de análogos do GnRH, Zoladexou cirurgia (Videolaparoscopia), sendo esta mais indicada para os cistos com mais de 3 cm.




Endometrioma e Gravidez

O endometrioma pode dificultar a gravidez porque pode afetar o ciclo menstrual, reduzindo a maturação dos folículos e o número de óvulos. Após a cirurgia, para retirada do endometrioma, as chances de gravidez aumentam, mas por vezes é necessária a fertilização in-vitro.



Obs.:  O endometrioma não é câncer e existe uma probabilidade muito baixa de se transformar num câncer. No entanto, o endometrioma grave pode voltar a aparecer.



Fontes:

* GAPENDI
* Tua saúde


Deixe um comentário