Nesse mundão de tentantes é comum ouvir: "Minha menstruação atrasou! Será que estou grávida?"
Mas infelizmente nem todo atraso é gravidez... A causa pode ser outra.

 
Além da gravidez, outras situações podem ser a causa desse atraso. Baixo peso, obesidade, síndrome dos ovários policísticos, alterações nos hormônios da tireoide, estresse, ansiedade, excesso de exercícios físicos, alguns medicamentos, tumores, má alimentação, anemia, depressão, estão entre os muitos motivos que podem causar o atraso da menstruação.
 
Os problemas hormonais, podem causar o atraso do ciclo e causar irregularidades no volume do sangramento, na duração e nos sintomas que frequentemente aparecem na TPM mas que podem estender pelo resto do ciclo, como inchaço por exemplo. Outra irregularidade é o sangramento com aspecto de borra de café. É muito importante que a mulher conheça seu corpo e monitore seu ciclo, anotando em uma agenda o inicio da menstruação a cada mês, pois assim fica mais fácil detectar qualquer alteração ou problema que venha a ocorrer.
 
Como é o tratamento do atraso menstrual?  Se o motivo do atraso não for gravidez, o melhor é consultar o seu ginecologista para fazer um exame clínico e pedir exames específicos. Para cada diagnostico, terá um tratamento.
 
 
 
 
 
 


Deixe um comentário