É uma má formação uterina, existe uma membrana dividindo o útero em dois lados, O útero bicorno podem ter tamanhos diferentes nos seus lados, ou seja, pode ter um lado grande e um pequeno, os dois grandes, os dois pequenos!  Em muitos casos esse útero acaba ficando em um formato parecido com o de coração, e assim pode dificultar e até mesmo impedir que a gravidez aconteça. O útero septado é uma das derivações do útero bicorno, mas ele é mais simples, apenas possui uma camada interna que o divide em 2 e não é separado como o útero bicorno.

Também podem ser totalmente ou parcialmente funcionais.
Essa malformação pode ser observada através de exames clínicos, ultra-sonográficos ou radiológicos.
Essa é uma alteração congênita e relativamente comum. É causa freqüente de abortamento gestacional, pela falta de capacidade de distensão uterina na evolução gestacional.
Existem situações de pacientes que apresentam o útero bicorno, porém, com uma boa evolução da gravidez. Apresenta duas cavidades diferentes. Em alguns casos uma cavidade é menor e outra maior e a gravidez geralmente se desenvolve na cavidade maior não comprometendo a gestação.
Existem casos que é recomendado uma cirurgia pra recompor as duas cavidades em uma só para prevenir problemas durante a gravidez, uso de DIU, menstruação, etc.
No que se refere ao sucesso da gravidez no caso de útero bicorno, vai depender de como é a má-formação e o estado da parede muscular do útero, mas é totalmente possível engravidar. Contudo, realizar um acompanhamento pré-natal adequado é fundamental, porque há maior risco de trabalho de parto prematuro e abortamento.


Para que o diagnóstico diferencial entre útero septado e bicorno seja feito, estão mais indicados os seguintes exames: ressonância magnética ou a associação de histeroscopia com video-lapararoscopia. O diagnóstico de útero infantil geralmente pode ser feito apenas com ultra-som. Como você foi submetida a uma video-laparoscopia e o útero foi avaliado como sendo normal , sugere que você possa ter útero septado.


Porque ocorre abortamento com o útero bicorno? Por que o útero bicorno tem uma capacidade muito limitada para esticar, e veja, se o zigoto se fixar em um lado muito pequeno do útero bicorno, a gravidez fatalmente não irá a diante. Mas se a gravidez ocorre no lado maior do útero bicorno, a gravidez vai a diante sem problemas desde que bem acompanhada por um especialista. Para diagnosticar o útero bicorno são necessários exames de imagem como ultrassom e ressonância magnética.


Existe tratamento para o útero bicorno e é cirurgico, ela resolve 99% dos casos e é muito indicada para quem quer engravidar. Então meninas, se você foi diagnosticada com útero bicorno, não perca tempo, veja com seu médico a possibilidade de fazer a correção para uma gravidez sem riscos e sem a preocupação de em que lado o bebê irá se fixar.


Fontes:
Trocando Fraldas
Engravidar com Saúde




39 Comentários

  1. Fiquei 10 anos casadas e sem engravidar, mas nem sabia que meu útero era bicorno, e retro vertido, meu marido tbm tinha problemas de poucos esperma e com vírus, resumindo, foi um milagre eu ter uma filha depois de 10 anos , só digo que pra Jesus nada é impossível, numa missa do padre Marcelo Rossi a mãe dele falou assim, tem uma mulher que está sentindo calor e arrepio é vc que vai receber um dom de ser mãe, e senti aquilo ,passando quase dois meses eu estava gravida, isso já faz 9 anos, então por mais que parece ser impossível pra Deus é possivel,boa sorte a todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que lindo Cleide....vc engravidou sem fazer cirurgia?

      Excluir
    2. LINDA HISTORIA CLEIDE!!!SOU CASADA A 16 ANOS E NUNCA ENGRAVIDEI..OUÇO PADRE MARCELO E COLOCO TUDO NA MÃO DE DEUS E SEI QUE VOU TER UM MILAGRE POIS TENHO ULTERO BICORNO..NADA PARA DEUS E IMPOSSÍVEL...

      Excluir
    3. Eu tenho um filho de oito anos e decidir engravidar novamente ,mais veio o susto depois de fazer uma transvaginal o laudo deu que tenho o útero ou septado ou bicorno estou muito triste por saber mais minha gravidez foi saudável e eu não sabia que tinha o útero assim não vou desistir Deus proverá

      Excluir
    4. Eu tenho um filho de oito anos e decidir engravidar novamente ,mais veio o susto depois de fazer uma transvaginal o laudo deu que tenho o útero ou septado ou bicorno estou muito triste por saber mais minha gravidez foi saudável e eu não sabia que tinha o útero assim não vou desistir Deus proverá

      Excluir
    5. Q bom como Deus é maravilhoso. Tenho útero bicorno tiver 4 gravidez uma nas tropas nem uma foram p frente, agora estou grávida outra vez estou de 10 semanas tá indo tudo bem só sentindo muito enjôos. Eu creio q esse bebê vou té nos meus braços perfeito e c saúde. Eu tenho fé q tudo é na hora de Deus e não na nossa, estou muito feliz.

      Excluir
  2. Olá, eu também tenho útero bicorno e engravidei naturalmente, foi uma gravidez de alto risco, repouso absoluto, mas graças a Deus deu tudo certo e hoje tenho minha princesa linda com 10 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo testemunho Onisia!!!
      Parabéns pela princesa!! Beijos

      Excluir
  3. Eu nunca soube na gravidez toda que meu útero era bicorno,mas meu filho nasceu antes dos 8 meses sofri muito pra ser parto normal pois havia perdido muito liquido antes e ele até ficou entalado teve que ser cesárea,ai que os médicos me informaram disso.No começo não sabia oque significava depois que descobri sei que levei muita mais muita sorte ele nasceu muito saudável já tem um ano menino lindo o Otávio agora confesso que tenho medo de engravidar novamente mais quero ter mais filhos daqui um tempo vou atrás de recursos e seja oque Deus quiser!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Durante toda a minha gravidez nenhum medico deu conta do meu problema pois tenho útero bicorno. Só já no 8ºmês é que a medica deu conta e teve que me tirar o meu filhote de urgência pois tinha perdido demasiado liquido amniótico e se continuasse poderia não sobreviver. O meu menino tem hoje 5 anos e é um menino muito saudável. Gostava de engravidar novamente mas sinto receio de voltar acontecer o mesmo!!

    ResponderExcluir
  5. Tenho útero bicorno e tenho dois filhos, descobri por acaso depois do nascimento do meu primeiro filho que nasceu de 37 semanas mais até então eu não sabia de nada.Fui fazer um ultrassom de rotina ai que a doutora me disse. Falou também que não sabia como eu tinha conseguido ter filho e ainda disse que eu não poderia ter mais filhos 4 meses depois engravidei da minha filha que hoje está com 10 anos que nasceu sem complicações nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tive um filho hoje ele tem oito ano mais eu não sabia que tinha o útero assim mais ele nasceu bem e foi de parto normal alguns meses atraz decosbrie que posso ter o útero bicorno ou septado agora tou com medo mais quero muito ter outro filho coloco nas mão de Deus

      Excluir
    2. Eu também tive um filho hoje ele tem oito ano mais eu não sabia que tinha o útero assim mais ele nasceu bem e foi de parto normal alguns meses atraz decosbrie que posso ter o útero bicorno ou septado agora tou com medo mais quero muito ter outro filho coloco nas mão de Deus

      Excluir
    3. Oi ...depois de Três gestações descobri q meu útero é bicorno,mas Graças à Deus só na primeira tive q ficar de repouso, e agora estou grávida novamente e estou com 7 semanas e estou com sangramento,mais entrego nas mãos de Deus...

      Excluir
  6. Fui levar meus exames na minha medica, pois estou me preparado para meu 2a filho. Porém fiz ultrassom e foi diagnosticado Utero Bicorno, achei estranho, pois ja tenho minha 1a filha e isso nunca havia nos meus outros exames. Levei a minha medica,e ela tbm achou estranho, pois no meu parto, ela falou que tava tudo certo, exceto a minha endometriose gravíssima. Minha pergunta é: o Utero Bicorno pode ser adquirido (inter). Fiquei precoupada, pois estou me preparando para o 2a filho, e fiquei com medo dapossibilidade de abortos, ou até mesmo a de não engravidar.

    ResponderExcluir
  7. ola! tenho 37 anos e dois filhos, um com 17 anos e outro com 11 os dois nasceram de nove meses. Estou ha um ano tentado engravidar e não consigo então a minha medica pediu alguns exames e fui diagnosticada com Utero Bicorno e uma sinequia. Devido o Utero ser Bicorno tive que fazer duas curetagem das duas gravides pois a placenta não se soltou devido o Utero ser Bicorno. Fiz uma videohisteroscopia cirurgica sem sucesso agora depois de ter feitos novos exames vou fazer outra cirurgia e estou bem animada.

    ResponderExcluir
  8. Fui diagnosticada com útero bicorno, mas nenhum médico me explicou como o blog e os comentários relatados acima..tenho muito receio, estou a anos sem remédios. Estou no aguardo do milagre de Deus e que seja feita somente a vontade DEle e não a minha. Sempre peço que se for pra ser que venha com muita saúde, Deus sempre faz milagres completos e não pela metade, oro para que se não for pra ser que Ele tire do meu coração, bem é isso. Bençãos a todas vocês.

    ResponderExcluir
  9. Eu já perdi 3 vezes mais não desisti fui vitima dessa ma formação no útero bicorne e agora to grávida e Deus e fil na minha vida e na suas maninas não desista .




    ResponderExcluir
  10. Com 40 anos descobri que tenho útero bicorno, não tive filhos, tinha 4 miomas e endometriose...fiz uma Miomectomia e depois de 6 meses apareceram mais 6 miomas.. agora vou fazer uma histerectomia p retirar o útero pois ele está enorme.

    ResponderExcluir
  11. Com 40 anos descobri que tenho útero bicorno, não tive filhos, tinha 4 miomas e endometriose...fiz uma Miomectomia e depois de 6 meses apareceram mais 6 miomas.. agora vou fazer uma histerectomia p retirar o útero pois ele está enorme.

    ResponderExcluir
  12. Oi me chamo Samara tenho 20 anos tbm tenho útero bicorno consegui engravidar naturalmente, mas tive minha bebê prematura de 27 semanas um verdadeiro milagre na minha vida ela ficou 47 dias na Uti. Hoje ela ta com 3 meses forte saudável e bem gordinha... Para Deus nada é impossível.

    ResponderExcluir
  13. Oi me chamo Claudete tenho 20 anos e gostaria de saber como funciona a menstruação do útero bicorno e se é normal ficar 3 meses de TPM?

    ResponderExcluir
  14. Oi me chamo Claudete tenho 20 anos e gostaria de saber como funciona a menstruação do útero bicorno e se é normal ficar 3 meses de TPM?

    ResponderExcluir
  15. Descobri que meu útero era bicorno quando já estava grávida do meu primeiro filho. Tive dois filhos saudáveis e engravidei naturalmente, sem nenhuma dificuldade. Nos dois casos a gravidez foi tranquila, sem nenhum cuidado especial.

    ResponderExcluir
  16. jente descopri hj que tenho esses tipo de ultero e tenho dois filhos um de 6anos e uma 1e10 messes. esto fazendo pesquisa do que segnifica ultero bicorno na vdd me assustei n tive nem um poblema na minhas gravidez nacerao tudo de 38 semanas...

    ResponderExcluir
  17. ACHO QUE TEM CASOS E CASOS TENHO UTERO BICORNO TAMEBM E MAIS SOU FUMANTE MINHA PRIMEIRA GESTAÇÃO ENGRAVIDEI SUPER RAPIDO TIVE UMA GESTAÇÃO TRANQUILA NÃO TIVE DORES DILATAÇÃO NEM NADA MEU FILHO NASCEU SUPER SAUDAVEL COM 4K 240 E 52 CM MES QUE VEM ELE FAZ 2 ANOS SEU NOME KAUAN PARTO CESARIA POR CAUSA DO SEU TAMANHO E PESO E PORQUE EU NÃO DILATEI E EU ESTOU NA MINHA SEGUNDA GESTAÇÃO ONDE ENGRAVIDEI MAIS RAPIDO AINDA ATE AGORA NÃO TIVE NENHUM PROBLEMA TAMBEM TENHO UMA OTIMA GESTAÇÃO TRANQUILA CALMA CONTINUO TRABALHANDO E ELE JA ESTA COM 4 KG PREVISTO PARA NASCER ENTRE 15 E 17 DE DEZEMBRO SEU NOME LUCAS ESTOU ANCIOSA AGUARDANDO SUA CHEGADA... DEUS E MARAVILHOSO

    ResponderExcluir
  18. ACHO QUE TEM CASOS E CASOS TENHO UTERO BICORNO TAMEBM E MAIS SOU FUMANTE MINHA PRIMEIRA GESTAÇÃO ENGRAVIDEI SUPER RAPIDO TIVE UMA GESTAÇÃO TRANQUILA NÃO TIVE DORES DILATAÇÃO NEM NADA MEU FILHO NASCEU SUPER SAUDAVEL COM 4K 240 E 52 CM MES QUE VEM ELE FAZ 2 ANOS SEU NOME KAUAN PARTO CESARIA POR CAUSA DO SEU TAMANHO E PESO E PORQUE EU NÃO DILATEI E EU ESTOU NA MINHA SEGUNDA GESTAÇÃO ONDE ENGRAVIDEI MAIS RAPIDO AINDA ATE AGORA NÃO TIVE NENHUM PROBLEMA TAMBEM TENHO UMA OTIMA GESTAÇÃO TRANQUILA CALMA CONTINUO TRABALHANDO E ELE JA ESTA COM 4 KG PREVISTO PARA NASCER ENTRE 15 E 17 DE DEZEMBRO SEU NOME LUCAS ESTOU ANCIOSA AGUARDANDO SUA CHEGADA... DEUS E MARAVILHOSO

    ResponderExcluir
  19. Ola Meninas meu Nome é Marcela tenho 22 anos e fazendo exames de rotina descobri q tambem tenho utero bicorno. Mas estou tranquila. Quando for pra eu emgravidar Deus vai por suas santas mãos e abençoar tudo pq ele cuida de nós. Força a todas e fé em Deus por ele pode tudo....bjs

    ResponderExcluir
  20. Ola Meninas meu Nome é Marcela tenho 22 anos e fazendo exames de rotina descobri q tambem tenho utero bicorno. Mas estou tranquila. Quando for pra eu emgravidar Deus vai por suas santas mãos e abençoar tudo pq ele cuida de nós. Força a todas e fé em Deus por ele pode tudo....bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá meninas
    Me chamo Fabieli tenho 23 anos e tento engravidar a quase um ano.
    Há 4 meses atrás descobri que tenho SOP (sindrome de ovarios policisticos). Sempre tive minhs menstruação regular apenas com um fluxo muito grande.
    Mas já faz 25 dias que minha menstruação está atrasada no 10 dia eu fiz um beta e deu negativo. Minha medica pediu um ultrassom e ai descobri que também tenho utero bicorno. Será que minhas chances de engravidar são mais reduzidas? Esse atraso repentino pode caracterizar alguma coisa? Tenho até medo de fazer outros exames e descobrir mais coisas :( que Deus dê forças a nós tentantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por conta dessa sindrome é normal ter atraso menstrual, e alguns causa uma certa dificuldade.. Mais nao impede da mulher engravidar, isso depende do organismo.
      Eu tenho a sindrome do ovários policístico e utero bicorno,e estou gravida de seis mes, twnho 22 anos.
      Confia em Deus que o milagre acontecera.��

      Excluir
  22. Oi meu nome eh thais tenho 21anos e tambem tenho utero bicorno ...maia ao fui descobrir quando estava gravida ...mais deu tudo certo meu bwbe nasceu com 4:600 eh hoje ja edta com 5 aninhos

    ResponderExcluir
  23. Oi meu nome eh thais tenho 21anos e tambem tenho utero bicorno ...maia ao fui descobrir quando estava gravida ...mais deu tudo certo meu bwbe nasceu com 4:600 eh hoje ja edta com 5 aninhos

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Tenho 37 anos, a 4 anos tive uma gestação interrompida com 22 semanas, sem nenhum diagnóstico, nesse recomeço procurei outros médicos, e fui diagnosticada com útero bicorne, não consigo engravidar, minha vida e uma tortura por conta disso, mas não desisti do meu sonho!

    ResponderExcluir
  26. Tenho 37 anos, a 4 anos tive uma gestação interrompida com 22 semanas, sem nenhum diagnóstico, nesse recomeço procurei outros médicos, e fui diagnosticada com útero bicorne, não consigo engravidar, minha vida e uma tortura por conta disso, mas não desisti do meu sonho!

    ResponderExcluir
  27. Sou portadora de utero bicorno tive minha primeira filha de 8 meses e, e depois de 11 anos estou esperando um menino ja estou com 8 meses mas , tive que ter bastante repouso e acompanhamento especial em ambas.
    tive ameaça de aborto na primeira gestação e na segunda tambe, está está sendo uma luta pra pra meu príncipe chegar aos 9 meses.

    ResponderExcluir
  28. Sou portadora de utero bicorno tive minha primeira filha de 8 meses e, e depois de 11 anos estou esperando um menino ja estou com 8 meses mas , tive que ter bastante repouso e acompanhamento especial em ambas.
    tive ameaça de aborto na primeira gestação e na segunda tambe, está está sendo uma luta pra pra meu príncipe chegar aos 9 meses.

    ResponderExcluir
  29. Gente meu nome é Karolina tenho 29 anos, e perdi meu bb hj estaria completando 7 semanas, descobri que tenho o útero bicorno e os médicos disseram que o aborto foi espontâneo que nem precisei fazer curetagem, e disseram que vou engravidar normalmente apenas a gestação poderá não ir aos 9 meses mais que poderia continuar tentando... E respondendo a algumas pessoas o útero tem uma má formação que é congênita então não é adquirida ao longo do tempo e sim já nasce assim 5% das mulheres tem o útero assim...

    ResponderExcluir