É uma uma irritação ou inflamação do revestimento do útero (endométrio). 


Causas:

A maioria das endometrites é de origem bacteriana;  Essa inflamação pode ser causada por germes ou devido a propagação de germes existentes na vagina (Clamidial ou Gonocócica);  Ocorre com frequência em pacientes com salpingite, endometriose tuberculosa, endometriose purulenta ou endometriose posterior a uma instrumentação ou cirurgia;  também pode acontecer após o parto, aborto ou inserção de um dispositivo intra-uterino (DIU). Também pode ser transmitida através das DSTs. 



Sinais:

A palpação da parte inferior do abdômen revela sensibilidade abdominal, pode haver diminuição dos sons intestinais. O útero pode está sensível durante exame pélvico, grande quantidade de muco cervical. 





Sintomas: 

- Desconforto, inquietação ou mal-estar
- Febre 
- Dor pélvica ou dor uterina
- Sangramento vaginal anormal
- Secreção vaginal anormal
- Evacuação que cause desconforto
- Distensão abdominal



Prognóstico: 

A maioria das endometrites são tratadas apenas com o uso de antibióticos. Em casos que a doença não é tratada pode-se evoluir para uma infecção de maior gravidade, causando complicações nos órgãos pélvicos.


Diagnostico: 

- Contagem Glóbulos Brancos (Quantidade Elevadas)
- TSE (Taxa de sedimentação Elevada)
- Culturas endocervicais para streptococo, clamídia, gonorréia e outros organismos
- Biópsia Endometrial
- Laparoscopia 



Complicações: 

- Peritonite Pélvica (Infecção pélvica generalizada)
- Formação de abcessos uterinos ou pélvicos
- Septicemia
- Choque Sépticos
-  Infertilidade



Tratamentos: 

Em casos mais complicados precisa-se de hospitalização; normalmente o tratamento são utilizados antibióticos intravenoso ou via oral; repouso e hidratação; o parceiro também deverá ser tratado.





Fontes: 



Um Comentário

  1. Oi, bom dia. Desculpe, mas ainda nao consegui entender a diferença entre endometrite e endometriose. Sabes me dizer se, de uma, corro o risco de passar para a outra ?
    Bj espero que esta tudo bem !

    ResponderExcluir