Algumas doenças que dificultam que o casal engravide: 
Miomas uterinos - Tumor benigno que se localiza no útero, atinge mulheres em período reprodutivo, um dos sintomas é o aumento do fluxo menstrual e dores. Ele pode ser diagnosticado através de uma ultrassonografia, pode ser tratado com anticoncepcionais ou removido cirurgicamente. 
Idade: Aumenta o risco da mulher acima de 35 anos ter um filho com síndrome de Down ou com anomalias cromossômicas, diminui a reserva ovariana e complicações na gestação. 
Obstrução Tubária: Podem ser causadas por endometriose, aderências que dificulte o transporte do óvulo até o útero. O tratamento indicado será cirúrgico.
SOP: A síndrome dos ovários policísticos é provocada pela alta produção de andrógenos (hormônios masculinos), esse desequilíbrio pode afetar a fertilidade. O diagnostico pode ser feito através de ultrassonografia, o tratamento pode ser feito com anticoncepcional, clomifeno (indutor). 

Varicocele: É a dilatação das veias do testículo, pode-se ocorrer alteração na qualidade e quantidade da produção dos espermatozoides, diagnosticado através de ultrassom e o tratamento é cirúrgico e com medicamentos. 

Menopausa precoce: É o término do funcionamento ovariano, os motivos são variados (genéticos, imunológicos ou por conta de tratamentos de quimioterapia ou radioterapia), os sintomas são os mesmo da pré-menopausa, onde a mulher deixa de produzir quantidades ideais de hormônio feminino. O tratamento será feito a base re reposição hormonal via oral de estrogênio e progesterona. 

Endometriose: A camada interna do útero (endométrio) que aparece em locais fora do útero, as causas podem ser genéticas, hormonais ou imunológicas. Geralmente os sintomas é as cólicas intensas e dificuldade para engravidar. O tratamento pode ser feito com anticoncepcionais (suspendendo a menstruação), laparoscopia. 

DST: As doenças sexualmente transmissíveis (Gonorreia / Clamídea) podem causar a infertilidade, elas podem causar aderências nas trompas, ovários e útero, dificultando que o óvulo fecundado chegue ao útero.  

Anomalias no cariótipo: Cariótipo é a analise dos 46 cromossomos que nós possuímos nas células do corpo. A alteração no número ou na estrutura dos cromossomos está associado com insuficiência prematura do ovário, disfunção ovulatória, anomalias do desenvolvimento embrionário, falhas de implantação, abortos em repetição e anomalias fetais. 

Patologia Uterina: 
- Fibromiomas: São tumores benignos do miométrio uterino, pode impedir a gravidez por ocupação do espaço, dificulta na implantação e pode induzir o aborto. 
- Pólipos: Tumores benignos no endométrio, geralmente causam hemorragias, impedem a implantação e causam inflamação e pode induzir o aborto. 
- Endometrite: Infecções silenciosas do endométrio, causadas por bactérias de transmissão sexual ou pós-curetagem. Dificulta na implantação e pode induzir o aborto. 
- Sinéquias: São aderências no endométrio, causada por infecções ou curetagem. Dificulta na implantação e pode induzir o aborto.  

Causas desconhecidas: Alguns casais não apresentam doenças, mas mesmo assim são inférteis, por conseguir chegar a gravidez.
MITO: Tomar anticoncepcional por muito tempo deixa a mulher infértil.  
O anticoncepcional é um dos aliados para as mulheres que tem endometriose, para que ele não menstrue. Ele também é ótimo aliado para tratamentos de cistos, sop e outras doenças. 

















2 Comentários

  1. Bah super legal. Não sabia nem a metade. Beijos flor e muito sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amiga!
      Mts coisas não sabemos... Mas é sempre bom quem sabe um pouco compartilhar ne?? Adoro ajudar vcs e me sinto muito bem qd faço isso!!
      Aceito sugestões, beijo.

      Excluir