Quando decidimos engravidar, normalmente procuramos um ginecologista afim de iniciar uma investigação para concluir se estamos aptas para a maternidade, exames hormonais e ultrassonografias são os exames iniciais para a investigação! Quando o casal passa um ano ou mais sem engravidar, a investigação vai além desses exames citados acima. Então é feita a verificação das trompas e o exame indicado é a HISTEROSSALPINGOGRAFIA. Mas antes de falar do exame, vamos saber e entender a função das trompas. As trompas são duas estruturas finas e delicadas situadas na região superior do útero, tem como função receber o óvulo liberado durante a ovulação e permitir o seu encontro com os espermatozoides, pois é nas trompas que a fecundação acontece, após a fecundação devem fazer com que o embrião recém-fecundado seja nutrido e role em direção a cavidade uterina. 
Porque as trompas ficam obstruídas? Uma das principais causa da obstrução tubária é a endometriose, pela formação de aderências, infecções pélvicas ocasionadas por microorganismo, como clamídea ou pela laqueadura tubária, DIU (dispositivo intra-uterino) o DIU pode causar infecções que causam a obstrução, Fibromas ou miomas, Doença de Chron (infecção crônica na parede do intestino que pode causar sapingite - infecção nas trompas) e Gravidez ectópica. 
Como descobrir que minhas trompas estão obstruídas? O diagnostico é feito através do exame HISTEROSSALPINGOGRAFIA



 Aqui está um exame com as trompas saudáveis.

Obstrução Unilateral - Obstrução em 1 das trompas Obstrução Bilateral - Obstrução nas 2 trompas






Quando a obstrução é Unilateral, nem sempre há necessidade cirúrgica, pois com apenas uma trompas você pode engravidar naturalmente. Quando a obstrução é Bilateral, as coisas se complicam mais, pois as trompas estão incapacitadas de receber os espermatozoides, nesse caso há apenas duas alternativas: A cirúrgica, afim de tentar a desobstrução e restabelecimento de uma ou de ambas as trompas ou a FIV (Fertilização In Vitro)
Cirurgia para desobstrução das trompas: Nem sempre resolve o problema e não é indicada para todos os casos. Quando as trompas estão demasiadamente rígidas, com o comprimento aumentado ou os cílios não funcionam ou se houver lesões graves pode levar a retirada de uma ou ambas as trompas. Após a cirurgia aumenta-se as chances de 25% a 50%, as chances vão aumentar de acordo com a localidade da comprometida da trompa. A cirurgia pode ser uma videolaparoscopia ou uma laparotomia de abdômen aberto similar ao da cesária. A forma da cirurgia será definida de acordo com a necessidade.  
Vale a pena operar as trompas?  Após a cirurgia a trompa frequentemente volta a ficar permeável, mas não consegue ter o mesmo desempenho de antes, muitas vezes a repermeabilização das trompas ocorre, mas a gestação não. As vezes a obstrução volta, desta vez por fibrose e um risco maior de gestação ectópica.








Fontes: 








5 Comentários

  1. Eu sinto muito por vc Rebeca,sei o qnt doi em nós mulheres q tem o sonho de ser mães e n conseguem. Eu tenho as trompas obstruidas e mesmo fazendo cirurgia n resolveria...e infelizmente hoje n estou com condiçoes financeiras de tentar a in vitro pois acabei de comprar um imovel e la se foi td a grana rs...e tambem a um ano estou na fila para adotar uma criança e sei q a demora é longaaaaa. Para Deus nada é impossivel,eu quero ser mae adotiva ou biologica. Desejo td de melhor pra vc Rebeca,bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N sei se vc já conseguiu .mas na minha histerossalpingografia deu as duas trompas obstruídas..e o meu médico disse q era impossível desobstrução poia ainda tinha aderência...ele não quiz fazer a cirurgia,procurei outro médico q fez a cirurgia..e advinha minhas trompas estava normal não estava obstruídas nada ..não custa tentar

      Excluir
    2. Olá, tenho um diagnóstico igual ao seu. gostaria de uma segunda opinião médica, vc pode me passar ocontato do seu médico?

      Excluir
  2. Contar rapidamente minha história sou tentante a 1 ano e 2 meses, e ai foi passado a histerosalpingografia para mim
    Fiz a histerossalpingografia e quase morri de tanta dor, quase nao deixei acabar o exame, fui diagnosticada com as duas trompa obstruída e terei que fazer a videolaparoscopia.
    alguem já fez e sabe como e o pós operatório?
    Meu marido tera q fazer o espermograma para provar q nao tem nada

    nao existe nada natural para tomar e desobstruir nao?

    ResponderExcluir
  3. Olá , estou tentando engravidar à três anos e ainda não consegui devido obter endometriose meu ginecologista disse que demoraria eu engravidar e em dezembro 2016 ele me solicitou o exame histeroscopingografia e o resultado deu que estou com a trompa esquerda obstruída chorei muito pois é nmais uma dificuldade para realizar tão esperado meu sonho de ser mãe , mas meninas quero deixar aqui meu apoio que vcs não desistam e confiem nossa hora vai chegar pois dificuldades são estímulos para que possamos ter mais fé , eu creio e confio muito naquele que é nfiel e prometeu para completar a boa obra em minha vida (senhor Jesus) , não sei quem vcs tem depositado a fé de vcs , eu sei dá minha é que vcs possam crer na fé de vocês pois seremos mães esse ano 2017 em nome de Jesus! Eu creio e profetizo em nossas vidas.

    ResponderExcluir