Amenorreia é a ausência da menstruação numa mulher de idade fértil. Existem dois tipos de amenorreia: Primária e a Secundária.




- Amenorreia Primária: Acontece em jovens que ainda não menstruaram. Jovem aos 14 anos que não apresenta desenvolvimento das características sexuais secundárias (mamas, pêlos no corpo) ou jovem mulher que não menstrua aos 16 anos, mas tem desenvolvimento normal das características sexuais.
- Amenorreia Secundária: Aquela que acontece em mulheres que já tiveram períodos menstruais, porém deixam de ter, em intervalos de tempo maior do que 3 ciclos menstruais ou 6 meses. 
Causas da Amenorreia: 
Causas naturais: 
- A gravidez é uma das principais causas da Amenorreia, qualquer mulher com um período de atraso de mais de oito dias, deve fazer um teste de gravidez.
- O aleitamento materno provoca a amenorreia, ainda que a ovulação possa ocorrer, salvo se o bebê estiver apenas mamando e se tiver menos que seis meses. 
- Atraso de puberdade 
- Menopausa, que se manisfesta entre 45 e 55 anos e provoca uma diminuição gradual da menstruação, devido à mudanças e a diminuição dos hormônios de progesterona e estrogênios. 
Causas Artificiais: 
- Contraceptivos hormonais 
- Prática de esportes 
- Estresse ou trauma psicológico 
- Obesidade 
- Uso de certos medicamentos (Corticoides, antidepressivos, antipsicóticos, anticancerosos). 


Sintomas: O único sintoma é a falta da menstruação. 


Tratamentos: Na maioria dos casos, a amenorreia são benignas e curáveis. - Tratamento hormonal, reposição hormonal em caso de menopausa ou remoção dos ovários e útero + terapia hormonal combinada é prescrita, em especial para a prevenção da osteoporose. - Tratamento não hormonal: Em caso de amenorreia devido a superprodução de prolactina, o médico irá prescrever uma medicação.  














Deixe um comentário