A endometriose nos deixa confusas, cheias de perguntas, sem explicações e sem respostas. Abaixo tem as 09 dúvidas mas comuns sobre a endometriose, vejam:







1- Quais os principais sintomas de quem sofre da endometriose?

Cólicas menstruais intensas, que as vezes incapacitam as mulheres das suas atividades normais, a dor também pode ocorrer durante o ato sexual, alteração intestinal, urinário e a infertilidade.


2- Como diferenciar a cólica normal da endometriose?


Não tem como diferenciar uma cólica do período menstrual da endometriose, mas se existe os sintomas ou cólicas com resistência a rémedios, o melhor será procurar um médico ou especialista para investigar.


3- Os sintomas da endometriose pode confundir e retardar o diagnostico?

Sim, a endometriose pode acometer mulheres apartir da primeira até a última menstruação. Como os sintomas são muito parecidos com os do período menstrual muitas mulheres não se atentam a endometriose. 



4- A doença apresenta fatores hereditários, ou seja, se minha
mãe teve endometriose corro maior risco de apresentar a doença?

Alguns especialistas dizem que existem casos de fator hereditário, entretanto, existem casos de menstruação retrógada, que leva o endométrio para a cavidade abdominal permitindo o desenvolvimento da doença no local.

5- A endometriose pode virar um câncer?



O mecanismo entre as duas doenças tem muitas semelhanças, porém a relação entre a endometriose e o câncer é muito pequena, em torno de 0,5 a 1% dos casos. A endometriose não é uma doença maligna, mas se comporta de modo parecido. Embora, na maioria das vezes, esses crescimentos não tenham consequências letais, acaba provocando muitos incômodos.

6- Há casos de endometriose como sintomas bem discretos enquanto outros são bem mais graves. Como posso classificar a doença?

A classificação da endometriose leva em conta a extensão da doença, pra isso é preciso fazer uma videolaparoscopia diagnóstica.

7- A videolaparoscopia, é um teste diagnóstico que avalia a extensão da doença e uma forma de iniciar um tratamento dela?

Depois que se faz uma análise da cavidade abdominal, dos pontos com comprometimento pela doença, procura-se cauterizar focos que se encontram nos ovários, trompas, útero, peritônio e intestino. A extensão da doença varia dos orgãos que a endometriose comprometeu.

8- A endometriose provoca alteração no ciclo menstrual, essas alterações causam a infertilidade feminina?

A infertilidade pode se manifestar em alguns casos. Mulheres em casos avançados, podem ter aderência e muitos focos de endometriose, nesses casos a paciente terá que fazer um tratamento com hormônios e um tratamento cirurgico. Geralmente após a videolaparoscopia e tratamento algumas conseguem engravidar.

9- Em casos de retirada de todas as lesões da endometriose por laparoscopia, há riscos de reincidência?

Em casos de paciente que não querem engravidar começa um tratamento para suspender a menstruação com anticoncepcional, mas mesmo assim a doença pode voltar a existir. Já as paciente que querem engravidar, o tratamento pode ser a base de indutores para induzir a ovulação ou através da  Coito programado, FIV ou IA.




Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/1646-10-duvidas-comuns-sobre-a-endometriose


Deixe um comentário